Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • André Luiz Barbosa Franco  - PRB
  • Vereadores
    17ª Legislatura - 2017 A 2020
    Presidente Atual
    André Luiz Barbosa Franco
HISTÓRIA DO MUNICIPIO

História da Cidade

 

Cosmópolis, palavra que une dois vocábulos gregos (cosmos, universo, e polis, cidade).

O topônimo é homenagem à diversidade cultural encontrada na cidade que congregou grande número de imigrantes de várias procedências. Daí a denominação promocional de “cidade universo”, dada por seus cidadãos.

A área do atual município foi povoada a partir de um programa da Câmara Municipal de Campinas que estabeleceu ali uma colônia (Núcleo Campos Sales) criada para receber imigrantes suíços. Alguns anos mais tarde, novos imigrantes chegaram ao povoado, principalmente italianos, alemães e austríacos.


Ainda no início do século XX, foi construída a primeira igreja na cidade, a Matriz de Santa Gertrudes. Erguida com o esforço e dedicação do povo com a ajuda da família Nogueira. A primeira imagem de Santa Gertrudes chegou em Cosmópolis, no começo do século passado, trazida da França pelo Major Artur Nogueira, grande devoto à santa padroeira dos agricultores. A santa foi mais tarde nomeada padroeira da cidade.


 Em 1905 chega à vila, a Usina Ester, trazendo a força do trabalho industrial para o povo, que já produzia o alimento para o próprio sustento. Logo, passaram a exportar açúcar e álcool para maiores centros e para o exterior.


Em 1906, criou-se o distrito de Cosmópolis e em 30 de novembro de 1944 quando havia aproximadamente sete mil habitantes, 73% vivendo na zona rural, a Lei Estadual n°14334 registrou o Município de Cosmópolis.



Já na década de 50, através dos trilhos da estrada de ferro da Funilense, que passou a ser a Sorocabana, Cosmópolis via o desenvolvimento chegar. A cidade servia de oficina à Sorocabana, e lá se consertavam e revisavam as locomotivas e até fabricavam vagões de madeira. Nesta época, a consolidada cidade oferecia emprego, terra e muitas oportunidades de uma vida melhor.


Cosmópolis tem contrastes que enriquecem a cidade e seu povo: das praças bucólicas às indústrias químicas, das estradas rurais de chão batido às rodovias do movimento intenso, tudo na mesma paisagem.

 

Próxima Sessão

SESSÕES TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS AS 18:30


36ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 12/11/2018 ÀS 18:30

37ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 19/11/2018 ÀS 18:30

38ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 26/11/2018 ÀS 18:30